ULS da Lezíria instala sala modular para medicamentos oncológicos

D.R.
João Guilherme Oliveira
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria instalou uma nova estrutura modular dedicada à preparação de medicamentos citotóxicos, utilizados em tratamentos de oncologia. A infraestrutura, colocada junto aos Serviços Farmacêuticos do Hospital Distrital de Santarém, representa a primeira unidade do modelo Misterium na Península Ibérica, num investimento de cerca de 600 mil euros.
A estrutura foi concebida pela empresa Grifols Engineering e transportada para o local através de camiões especializados. A operação de montagem exigiu a intervenção de uma grua e implicou a redução temporária de lugares de estacionamento no recinto hospitalar por razões de segurança.
A entrada em funcionamento do espaço visa dar resposta a uma necessidade identificada pela instituição há cerca de duas décadas. Durante um período de quase três anos, a ULS da Lezíria recorreu diariamente às instalações do Hospital de Torres Novas, integrado na ULS do Médio Tejo, para assegurar a preparação destes fármacos.
O diretor do Serviço Farmacêutico da ULS da Lezíria, João Cotrim, sublinha que se trata do “primeiro projeto deste tipo na Península Ibérica”, caracterizando a instalação como “pioneira e diferenciadora no contexto hospitalar”. Segundo o responsável, a nova infraestrutura permitirá aumentar a capacidade de resposta e “antecipar tratamentos que estavam condicionados pela disponibilidade de espaço”.
Por sua vez, o presidente do conselho de administração da ULS da Lezíria, Pedro Marques, refere que o investimento resulta de uma parceria com o setor privado e que “todos devem orientar a sua atuação no sentido da satisfação das necessidades dos utentes e de criar condições para que os profissionais possam exercer a sua atividade com segurança, qualidade e efetividade”.
De acordo com a ULS da Lezíria, a autonomia do serviço reduzirá deslocações, custos de transporte e consumo de horas de trabalho dos profissionais. A concentração da preparação e administração de tratamentos em dias específicos visa também diminuir o desperdício de medicamentos decorrente de procedimentos programados que não chegam a ser efetuados.
Outros artigos que lhe podem interessar